Maio 2009

ANA MARIA BETTENCOURT

Fotografia

TERRA LONGE

Inaugura Sexta-feira, dia 1, às 19h00, com uma tertúlia promovida por Ana Maria Bettencourt e Elisabete Caramelo, a pretexto da temática da exposição.
Ana Maria Bettencourt é professora de Ciências da Educação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, profissão que tem partilhado com a dedicação à vida cívica e política.
Nasceu na Ilha Terceira e foi nos Açores que desenvolveu, desde cedo, o gosto pela observação da Terra, das rochas e fenómenos vulcânicos e da relação destes com as pessoas.
Nos últimos anos dedicou grande parte do seu tempo livre à fotografia, o que lhe permitiu registar momentos significativos da vida de pessoas, com quem tem trabalhou e conviveu, e imagens da terra.
A formação que possui na área da fotografia foi adquirida sobretudo de modo informal. Frequentou no Central Saint Martins College of Arts & Design, em Londres, dois cursos curtos de Introdução à Fotografia e Retrato.
Participou em exposições no Instituto Politécnico de Setúbal, na Casa dos Açores (2007) e em Grândola (2008)
As fotografias expostas foram obtidas nos Açores e na Ilha do Fogo, em Cabo Verde.

Elisabete Caramelo nasceu em Lisboa, a 28 de Maio de 1963. É licenciada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa e exerceu a profissão de jornalista durante doze anos. Iniciou a sua carreira profissional na Agência Noticiosa Portuguesa, ANOP, colaborou em vários jornais, revistas e televisão (nomeadamente o programa Cinemagazine), mas foi a rádio que mais marcou a sua carreira. Com um curso de formação profissional em "Jornalismo de rádio", integrou o grupo fundador da rádio TSF  de onde saiu, em 1996, para a Presidência da República. Durante dez anos, foi consultora para a Comunicação Social do Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio. Foi também professora de jornalismo em algumas universidades portuguesas e, actualmente, é directora de comunicação da Fundação Gulbenkian.

 

exposições..